F - G
Fernanda Celleghin - Rio de Janeiro
Dramaturga, roteirista, atriz e produtora. Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Rádio e TV, tem vasta experiência profissional nas áreas de produção executiva e roteiro para TV, Internet e teatro para organizações públicas e privadas.
Tem formação em Artes Cênicas na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) entre 2008 – 2010. Como atriz, participou das seguintes peças: 2009 - "Splendids", de Jean Genet; 2009 - "A Ralé", de Maximo Gorki; 2009 - " Terror e Miséria no Terceiro Reich", de Bertold Brecht; 2010 - "O Mestre e Margarida", de Bulgakov; 2010 - "Uma Peça Sem Nome", baseado na obra de Shakespeare.
Outros trabalhos: Produção de chamadas, campanhas e programas educativos para o canal da prefeitura na TV (Canal 26 Da net e Band), bem como para a WEBTV em todas as suas fases; Roteiros de 9 episódios da Websérie “Fulanos Anônimos”, dirigida por Márcio Trigo, com estreia para o final de 2019; Roteiros de vídeos institucionais para diversas produtoras: Vira Lata, Renderaê, Produzz; Roteiros de vídeos institucionais para empresas: Gerdau, Thyssen-Krupp, Sebrae-RJ e Neoenergia.
Como dramaturga:
“Jogos da Vida”, aprovada pelo Edital do ISS para captação em 2019 e montagem em 2020;
“As Artimanhas de Molière”, aprovada para captação de recursos 2020 da Secretaria Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura. O espetáculo teve direção de Márcio Trigo.
Fonte: https://www.linkedin.com/in/fernanda-celleghin-b950a6aa/?originalSubdomain=br
Gisele Galindo - São Paulo
Dramaturga, atriz e diretora de peças de teatro e curta metragens. É também escritora, jornalista, e começou sua caminhada literária através da poesia.
Colabora em ações culturais da Biblioteca Municipal de Presidente Prudente, Associação Prudentina de Escritores, Clube de Letras e Artes de Presidente Prudente, Grupos de Teatro Organizados de Presidente Prudente, e mantém um Instagram Literário.
É autora da série “Dual”, que combina romance romântico e fantasia urbana. Cinco livros já estão publicados e a série está planejada para ter oito livros.
É autora da série Pós-apocalíptica Destino Íntimo: livro 1 “Uma Jornada ao Pulsar de Um Estranho”; livro 2 “A Um Passo do Eu”. O terceiro livro será lançado no segundo semestre de 2021.
Também se dedica a escrever romances eróticos: “Insensatez”, em co-autoria com Josy Stoque; e “Rock’n Gol”. Nesse gênero, seu próximo lançamento é “Escolhas - Labirinto de desejos”, em co-autoria com Ludmila Portella e Priscila Farias.
No teatro, dirigiu o espetáculo Subversão, de Júnior Martinez, apresentado pela Stásis Cia de Teatro. É autora de “Maria de Quem?” (texto de teatro para Pagu Cia de Teatro), “7 x Amor” (peça de teatro para Duo Experimental de Teatro), e "Dona Capitolina" (peça de teatro que montou para Stásis Cia de Teatro). Para Sapekas Companhia de Teatro, adaptou contos de fadas infantis: Soldadinho de Chumbo, A Menina do Chapéu Verde e João e Maria.
Escreveu o roteiro de curta-metragem “Céus de Anis” e a coletânea de poesias “Abismos dos Eus em Mim”, além de participar em antologias.
Fonte: http://escritorasfantasticas-br.simplesite.com/448353016
Grace Passô - Minas Gerais
Nascida em Pirapora em 1980, é atriz, diretora, curadora e dramaturga com formação no Centro de Formação Artística Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Foi cronista do Jornal O Tempo e possui publicações de textos teatrais em português, francês, italiano, espanhol, mandarim, inglês e polonês.
Em 2019, Grace Passô foi homenageada pela Mostra de Cinema de Tiradentes.
Cinema: 2008 - Fronteira; 2011 - O Céu sobre os Ombros; 2016 - Elon não Acredita na Morte; 2016 - O Roubo da Taça; 2018 - Praça Paris; 2018 - Temporada; 2019 - No Coração do Mundo; 2020 - Vaga Carne; 2020 - Enquanto estamos aqui; 2020 - República (curta-metragem); 2020 - Transmissão.
Atriz na televisão: 2014 - O Caçador; 2020 - Boca a Boca (em 6 episódios).
No teatro, além de atuar como atriz e/ou diretora em várias peças, trabalhou também como dramaturga: 2005 - Por Elise, Grupo Espanca! (como diretora, atriz e dramaturga); 2006 - Amores Surdos, Grupo Espanca! (dramaturga e atriz); 2008 - Congresso Internacional do Medo, Grupo Espanca! (dramaturga e diretora); 2009 - Marcha para Zenturo, Grupo Espanca! e Grupo XIX de Teatro (dramaturga e atriz); 2010 - Delírio em Terra Quente, Cefart - Fundação Clóvis Salgado - e Grupo Espanca! (dramaturga e diretora); 2010 - Os Bem-intencionados, LUME Teatro (dramaturga e diretora); 2014 - Carne Moída, Escola de Artes Dramáticas da Universidade de São Paulo (Dramaturga e diretora); 2014 - Os Ancestrais, Grupo de Teatro Invertido (Dramaturga e diretora); 2015 - Guerrilheiras ou Para a terra não há desaparecidos (dramaturga); 2016 - Vaga Carne (dramaturga, diretora e atriz); 2017 - Mata Teu Pai, Cia OmondÉ (dramaturga).
Prêmios. Além de ter recebido várias indicações, ela conquistou as seguintes indicações: 2005 - Troféu APCA como melhor dramaturga (Por Elise); 2005 - Prêmio SESC Sated/MG de Teatro como melhor dramaturga (Por Elise); 2006 - Prêmio Shell como melhor dramaturga (Por Elise); 2011 - Medalha da Inconfidência do Estado de Minas Gerais; 2016 - Prêmio Cesgranrio de Teatro para Melhor Texto Nacional Inédito (Vaga Carne); 2016 - Prêmio Shell de Teatro de melhor dramaturga (Vaga Carne); 2017 - Prêmio Questão de Crítica para melhor peça (Vaga Carne); 2017 - Festival de Cinema Internacional de Cinema do Rio como melhor atriz (Praça Paris); 2017 - Coimbra Caminhos do Cinema Português, menção honrosa como melhor atriz (Praça Paris); 2018 - Prêmio Cesgranrio de Teatro para melhor texto nacional inédito (Mata Teu Pai); 2018 - Prêmio Leda Maria Martins para melhor atriz e melhor texto (Vaga Carne); 2018 - Festival de Cinema do Vale do Ivinhema como melhor atriz (Temporada); 2018 - Festival de Cinema de Brasília como melhor atriz; 2018 - Festival de Cinema de Turim como melhor atriz (Temporada); 2019 - CinEuphoria Awards como melhor atriz (Praça Paris); 2020 - Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro como melhor atriz (Temporada).
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Grace_Pass%C3%B4
Guiomar de Grammont - Minas Gerais
Guiomar Maria de Grammont Machado de Araújo e Souza nasceu em Ouro Preto em 3 de outubro de 1963) é dramaturga, escritora, editora, curadora, historiadora, filósofa e professora.
Formou-se em História pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto. Em 1998, obteve o mestrado em filosofia, após dissertação defendida na Universidade Federal de Minas Gerais. Entre 1999 e 2000, estagiou na École des hautes études en sciences sociales, em Paris (para onde retornou em 2007 como professora visitante). Concluiu em 2002 o doutorado em Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo.
Criou o Fórum das Letras, evento literário da Universidade Federal de Ouro Preto em Minas Gerais. É professora titular e foi diretora por dois mandatos do Instituto de Filosofia Artes e Cultura da UFOP. Foi curadora da Homenagem ao Brasil no Salão do Livro de Paris em 2015 e editora executiva da Editora Record, em 2012 e 2013. Lecionou no Instituto de Arte e Cultura, onde havia obtido a especialização em Cultura e Arte Barroca e foi efetiva em 1995 mediante concurso público. A ligação com a instituição gerou muitos eventos e colóquios.
Entre novembro de 1999 e fevereiro de 2000, foi organizadora do colóquio Autour du Brésil Baroque, na Embaixada do Brasil, em Paris, durante a exposição Brésil Baroque: Entre Ciel et Terre realizada no Museu do Petit Palais. Foi coordenadora do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana de 2004 a 2007. É idealizadora e organizadora do Fórum das Letras, realizado em Ouro Preto desde 2004, que ganhou "a dimensão de uma importante plataforma de lançamento de novas ideias, sintonizada com a mudança de fisionomia do panorama literário", e curadora da Bienal do Livro de Minas Gerais, realizada em Belo Horizonte, sem deixar o alcance popular.
Em 2007, foi a curadora do Café Literário da Bienal do Rio de Janeiro e da Bienal da Bahia. Em 2008 e 2009, realizou, com Inês Pedrosa, o Letras em Lisboa, um encontro de escritores lusófonos, versão portuguesa do fórum realizado em Ouro Preto. Em 2009, também foi curadora da parte brasileira do Salão do Livro Latino-Americano de Paris. Em 2012, passou a comandar o Departamento de Literatura da editora Record, o que quase deixou Ouro Preto sem o fórum anual.
Dramaturgia: Medeias; Olympia, 2001; Ele: o Outro; Lírios; Tabu; Assim seja.
Antologia: O achamento de Portugal
Livros de contos: Corpo e sangue, Belo Horizonte: Editora Dez Escritos, 1991; O fruto do vosso ventre, São Paulo: Editora Maltese, 1994 (traduzido para o espanhol, alemão e francês); Fuga em Espelhos, São Paulo: Editora Giordano, 2001; Caderno de Pele e de Pelo, Cahier de Peau et de Poil, bilíngue, edição própria; Sudário, Ateliê Editorial, 2006.
Crítica literária: Don Juan, Fausto e o Judeu Errante em Kierkegaard, Petrópolis: Catedral das Letras, 2003.
Romance: A casa dos espelhos, 1992; Palavras cruzadas, 2015.
Historiografia: O Aleijadinho e o Aeroplano - o Paraíso Barroco e a Construção do Herói Colonial, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. Livro baseado em sua tese de doutorado defendida na USP e tem um teor revisionista e crítico à mistificação de Aleijadinho.
Prêmio: 1993 - Casa de las Américas, em Cuba, pelo livro O fruto do vosso ventre em banca formada pelos célebres críticos literários Davi Arrigucci Júnior e Silviano Santiago.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Guiomar_de_Grammont
Comentários
Postar um comentário